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O MONTE CARMELO E A PAZ DA ALMA (INÍCIO EM 15/12)

Psicologia Tomista
  • 12 horas de carga horária
  • 16 aulas
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 19/09/2023

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Sobre o Curso

O MONTE CARMELO E A PAZ DA ALMA 

12 HORAS 

Prof. Sidney Silveira 

Coordenadora: Nina Rocha 

(Início em 15/12/22)

Com o termo "paz", a escola tomista refere-se ao ordenamento interior entre sentidos, vontade e inteligência. Em breves palavras, na pessoa pacificada há um profundo SENTIDO DE UNIDADE NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE, estando sua sensibilidade harmoniosamente ordenada ao querer e ao inteligir. Em tal estado, a psique não está fragmentada entre quereres, intelecções e apetites geradores de crises ou dilemas rasos, sendo este o caso típico das ?almas complicadas?, expressão de Garrigou-Lagrange para designar a perturbação mental de quem se perde na multiplicidade de impressões circunstanciais não vetorizadas pela inteligência. 

O curso "O Monte Carmelo e a Paz da Alma" visa a apresentar a saúde da mente humana como resultante de um esforço de hierarquização de todas as potências anímico-corpóreas. Neste contexto, São João da Cruz, com sua Subida do Monte Carmelo, Santo Tomás de Aquino, com a IIª-IIª da Suma Teológica, e São Bernardo de Claraval, com o livro "Dos graus da humildade e da soberba", são apresentados ao modo de uma síntese a partir da qual se propõem maneiras de cura da alma pelo expurgo de tudo o que, nela, tem o condão de desumanizar o ser humano. 

O Monte Carmelo é a imagem dessa luta, que, quando vencida, traz como prêmio a paz da alma.

Nestas aulas, é apresentado aos alunos um programa de tratamento da psique pela via ascética, na compreensão de que o sofrimento é parte integrante do aperfeiçoamento do caráter, em ordem à plenitude humana.

Tópicos desta atividade pedagógica: 

? SOBERBA E HUMILDADE, PRINCÍPIOS DE DOENÇA OU SAÚDE MENTAL

? Escada da humildade: ?timor Dei? (nos sentidos, na vontade e na inteligência), negação dos próprios desejos, prática da obediência, suportar o desprezo e as injustiças, confiar a consciência a pessoa sábia e prudente, renunciar a confortos desnecessários, renunciar ao reconhecimento dos próprios méritos, renunciar ao desejo de liderar, exercitar o silêncio, ser circunspecto e evitar o riso fútil, ser discreto, rememorar a própria pequenez. 

? Escada da soberba: curiosidade, ligeireza de espírito, alegria tonta, jactância, singularidade, arrogância, presunção, justificação dos próprios vícios, simulação dos estados de consciência, rebelião contra os mestres licenciosidade e costume de agir contra as regras da reta razão (pecar). 

? A SUBIDA DO MONTE CARMELO, CHAMADA ?NOITE ESCURA?

? Nos sentidos: mortificação dos apetites.

? Na alma racional: 

1) Mortificação do intelecto (pela meditação da Fé); 

2) Mortificação da memória (pela Esperança);

3) Mortificação da vontade (pela Caridade).

? NOITE ESCURA ATIVA DOS SENTIDOS

? A desnudez das apreensões sensoriais, seus motivos, suas propriedades  e suas vantagens.

? NOITE ESCURA ATIVA DO ESPÍRITO

? No âmbito do ENTENDIMENTO: nas perspectivas psicológica natural e teológica sobrenatural.

? No âmbito da MEMÓRIA: método contra as distrações e a inquietação da alma.

? No âmbito da VONTADE: renúncia a esperanças vãs, temores, gozos e dores.

? PURIFICAÇÃO PASSIVA DOS SENTIDOS

? Cura das trevas (imperfeições) causadas por vícios remanescentes, após a noite escura ativa.

? Falta de alegria com as coisas: esvaziamento do fútil em ordem ao amor caritativo.

? Alguns benefícios dessa noite: deleitação na paz, limpidez da alma, exercício das virtudes, quietude do coração e da mente, libertação do olhar do mundo e das tentações diabólicas.

? PURIFICAÇÃO PASSIVA DO ESPÍRITO

? Sua necessidade em ordem a: 1) Retirada dos defeitos habituais e atuais; 2) Purificação completa dos sentidos; 3) Entrada no reino do amor (a Deus, ao próximo e ao mundo).

? Causa de dores, tormentos e penas compreendidas como úteis para o aperfeiçoamento da pessoahumana.

? Proveitos: veemência do amor; sabor da compreensão do sentido da vida; iluminação proficiente da inteligência; libertação de apetites inconvenientes.

? Segredo sublime: ditosa ventura da quietude contemplativa. 

? A ORDEM DO AMOR E A CURA PSÍQUICA

? A caridade como forma de todas as virtudes.

? A caridade como paz mesmo diante das dores do mundo.

? A caridade como o modo próprio da vida humana.

? A falta de caridade como radical desordem da alma.

Público alvo

Psicólógos, professores e alunos de filosofia, assim como quaisquer pessoas interessadas em conhecer uma das mais perfeitas abordagens metafísicas da alma humana.

1 ano

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Conteúdo

1MÓDULO ÚNICO

  • AULA 00 - ADVERTÊNCIA PRELIMINAR AOS ALUNOS

    24:03

  • AULA 01 - PLANO GERAL E COMEÇO DA SUBIDA DO MONTE

    45:08

  • AULA 02 ? A NOITE ESCURA DOS SENTIDOS (TRÊS NOITES NUMA SÓ)

    42:17

  • AULA 03 - OS ATOS PRÓPRIOS DA VONTADE E A MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOS

    41:19

  • AULA 04 - HUMILDADE E SOBERBA: DOIS CAMINHOS

    01:10:17

  • AULA 05 - PAZ X IMPULSIVIDADE E MEDO

    49:03

  • AULA 06 - EFEITOS SENSÍVEIS DA NOITE ESCURA E RENOVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INTERIOR E EXTERIOR

    51:01

  • AULA 07 - AS OPERAÇÕES DA MEMÓRIA E A IMPORTÂNCIA DE ESTA SER SUBMETIDA A UMA ASCESE

    36:33

  • AULA 08 - COMO NASCE UMA EMOÇÃO E COMO A ASCESE DA MEMÓRIA AJUDA UMA PESSOA A EQUILIBRAR-SE

    42:02

  • AULA 09 - AS OPERAÇÕES DA POTÊNCIA COGITATIVA E O CONCEITO, EM SÃO JOÃO DA CRUZ, DE PURIFICAÇÃO PROGRESSIVA

    51:30

  • AULA 10 - AS 11 PAIXÕES DA ALMA EM S.TOMÁS E SUA DECANTAÇÃO EM S. JOÃO DA CRUZ

    41:36

  • AULA 11 - ATAQUE AOS 7 VÍCIOS CAPITAIS PELO CAMINHO PROPOSTO POR S. JOÃO DA CRUZ

    45:09

  • AULA 12 - O CARÁTER ABSTRATO DOS CONCEITOS E SUA SUPERAÇÃO PELA RENÚNCIA VOLUNTÁRIA DO "VERBUM MENTIS"

    46:43

  • AULA 13 - DONS E VIRTUDES (conteúdo de apoio)

    00:00

  • AULA 14 - CONTEMPLAÇÃO, ÓCIO E FELICIDADE

    47:11

  • AULA 15 - OS 12 MOVIMENTOS DA VONTADE (complemento e recapitulação da AULA 03)

    22:18

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam

Achei o tema marcante, pois estou lendo o Livro da Vida de Santa Teresa e comecei a ler a Subida do Monte Carmelo. Agora sinto que possuo uma melhor chave de leitura. E estou pedindo para saber a amar a Deus, que é o mais importante.

Marcelo Udo

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