A Política à Luz da Filosofia Perene (EM ANDAMENTO)

  • 85 Alunos matriculados
  • 08 Horas de duração
  • 6 Aulas
  • 1 Módulos
Parcele em 12x R$ 26,11 (ou R$ 260,00 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

As luzes da escola tomista continuam a ser — mais de sete séculos após a morte de Santo Tomás de Aquino — fonte inexaurível para as mais diversas ciências.
Sidney Silveira

O Ocidente descristianizado demonstra não ter anticorpos políticos e espirituais para defender-se das forças globalistas em confronto que estão destruindo — por completo — os vestígios da civilização sobre a qual se ergueu. O que hoje leva o nome de “política” é a sua mais macabra deturpação: a perda da noção de bem comum acompanhada do pior maquiavelismo inoculado nas estruturas do poder, nas universidades, na cultura.

Este é o momento histórico propício para revisitar a Filosofia Perene, aqui entendida como um conjunto de princípios estabelecidos por Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, sobretudo este último — que estudou a fundo os seus notáveis precursores e soube fazer uma síntese magistral que, ainda hoje, tem muito a nos dizer.

O curso pretende servir de introdução à formação de políticos, a partir do pressuposto teorético de tratar-se duma arte arquitetônica que possui regras universalíssimas sem cuja compreensão é, na prática, impossível para qualquer política ser esteio a paz social.

Com particular ênfase para autores de língua espanhola, contemporaneamente a escola tomista continua a produzir relevantes estudiosos da política, como Miguel Ayuso, Javier Barraycoa, Álvaro Calderón e outros. Mestres como estes nos servirão de guias seguros para contemplarmos a política sem as deformações que a contemporaneidade lhe trouxe.

A idéia-mestra é apresentar as quatro virtudes cardeais – prudência, justiça, fortaleza e temperança – como absoutamente necessárias ao bem comum político.

DURAÇÃO: 8 horas


Aula 1: Virtude, Ética e Política 

Aula 2: A Epiquéia como preâmbulo da Justiça

Aula 3: Prudência e política.

Aula 4: Justiça e Política.

Aula 5: Fortaleza e Política.

Aula 6: Temperança e Política.

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Sidney Silveira
"As luzes da escola tomista continuam a ser — mais de sete séculos após a morte de Santo Tomás de Aquino — fonte inexaurível para as mais diversas ciências."


Sidney Silveira atualmente coordena duas coleções de filosofia e teologia: a Coleção Medievalia, da Editora É Realizações, e a Coleção Escolástica, da Editora Concreta. Foi também editor da Sétimo Selo, cujo projeto era o de publicar clássicos do Medievo – sobretudo obras do principal autor do período, Santo Tomás de Aquino.

Mantém há oito anos blog Contra Impugnantes.


Conteúdo Programático

  • 1. Virtude, Ética e Política
  • 2. A Epiquéia como preâmbulo da Justiça
  • 3. Prudência e Política
  • 4. Justiça e Política
  • 5. Fortaleza e Política
  • 6. Temperança e Política
Voltar ao topo