?'Não pode uma árvore boa produzir maus frutos', nem o contrário. A árvore é o próprio homem. Os frutos são as ações do homem. Não pode, portanto, um homem mau fazer obras boas, nem um bom fazê-las más. Logo, se o mau quer obrar bem, é preciso que primeiro se faça bom. Sendo alguém mau, não pode fazer obras boas. Pode acontecer que o que foi neve não o seja, mas não que a neve seja quente. Portanto, pode acontecer que alguém que foi mau não o seja, mas não se poderá conseguir que alguém que é mau faça coisas boas, pois, ainda que alguma vez seja útil, isto não é ele quem faz, mas se realiza nele, fazendo-o a divina Providência."
SANTO AGOSTINHO
("De sermone Domini in monte", II, 24).
O nosso intuito neste curso é ler os textos compilados por Santo Tomás de Aquino na ?Catena Aurea? ? como o de Santo Agostinho, acima citado ? e acrescentar-lhes comentários da nossa lavra. Com isto, cremos que os alunos poderão aprofundar a sua compreensão espiritual dos quatro Evangelhos, pois a farão acompanhar do que disseram, de cada versículo, grandes santos e Doutores da Igreja, assim como as Glosas medievais à Sagrada Escritura.
Não apenas sacerdotes e seminaristas, mas também qualquer leigo católico poderá tirar proveito deste tesouro que o Doctor Communis reuniu, para o bem das almas.
O curso é gratuito. Basta o aluno fazer a sua inscrição e começar a acessar o conteúdo das aulas que, a cada semana, serão postadas.
Sejam todos bem-vindos!
Sidney Silveira
----------------
ORAÇÃO DE SANTO TOMÁS DE AQUINO PARA OS ESTUDOS.
CREATOR INEFFABILIS
Creator ineffabilis, qui de thesauris sapientiae tuae tres Angelorum hierarchias designasti, et eas super caelum Empyreum miro ordine collocasti, atque universi partes elegantissime disposuisti, tu, inquam, qui verus es fons luminis et sapientiae diceris, atque supereminens principium: infundere digneris super intellectus mei tenebras tuae radium charitatis, duplices, in quibus natus sum, a me removens tenebras, peccatum, scilicet, et ignorantiam. Tu, qui linguas infantium facis disertas, linguam meam erudias, atque in labiis meis gratiam tuae benedictionis infundas. Da mihi intelligendi acumen, retinendi capacitatem, addiscendi modum et facilitatem, interpretandi sublimitatem, loquendi gratiam copiosam; ingressum instruas, progressum dirigas, egressum compleas. Tu qui es verus Deus et homo. Qui vivis in saecula saeculorum.
Todas as pessoas de boa vontade.
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 3 anos após a matrícula.
1MÓDULO 1 - EVANGELHO SEGUNDO S. MARCOS
AULA 1 - CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
30:45
AULA 02 - Mc., I, 1-3
31:30
AULA 03 - Mc., I, 4-8
39:44
AULA 04 - Mc., I, 9-13
38:47
AULA 05 - Mc., I, 14-15
25:32
AULA 06 - Mc., I, 16-31
46:31
AULA 07 - Mc., I, 32-39
34:43
AULA 08 - Mc., I, 40-45
36:41
AULA 09 - Mc., II, 1-12
45:12
AULA 10 - Mc., II, 13-22
43:41
AULA 11 - Mc., II, 23-28
25:56
Acesso por 3 anos
Até 1 mês de suporte
Estude quando e onde quiser
51 avaliações
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Contra Impugnantes. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…