CONTRA IMPUGNANTES Assinatura Mensal
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- Acesso imediato e válido por 1 mês
É objetivo deste breve curso de oito horas:
1- Expor sumariamente os pressupostos da doutrina de Tomás de Aquino sobre a política, mostrando a sua atualidade.
2- Propor três ciclos históricos, que culminam no presente momento:
a)Era da Perda da Fé (séculos XIV ao XVIII);
b)Era da Perda da Esperança (séculos XIX e XX — até o Concílio Vaticano II); e
c) Era da Perda da Caridade (final do século XX e século XXI).
Neste último tópico, serão apontados vetores da destruição completa da noção de bem comum, assim como a transformação maquiavélica da política num fim em si — e também como mera luta por manutenção no poder, com os malefícios daí decorrentes.
3- Analisar o presente momento à luz destes princípios, sem deixar de salientar que o processo de degenerescência civilizacional chegou ao ponto em que não é humanamente possível pôr-lhe freios. A menos que se mudem os revolucionários critérios liberais — no sentido criticado pela Igreja Católica por quase 200 anos — transformados em pano de fundo de todas as maneiras atuais de fazer política: do neocomunismo, que cresce na América Latina, à configuração caótica das plutocracias contemporâneas; do eurasianismo oriental ao globalismo ocidental; etc.
Neste contexto, tentar-se-á apontar por que a agenda globalista do Ocidente e as outras forças hoje em luta com ela poderiam ser combatidas eficazmente apenas se a Igreja voltasse a expressar — de maneira solene e apostólica — os princípios do seu Magistério, sem matizar o discurso nem tentar adaptá-lo àquilo que é o seu avesso, sob todos os ângulos.
MINI-BIBLIOGRAFIA indicada a quem quiser aprofundar-se nas premissas propostas no curso:
SANTO TOMÁS DE AQUINO
De Regno
Suma Teológica (todo o Tratado da Lei)
Comentário à Política de Aristóteles, Prólogo e Lectio I
JORGE MARTÍNEZ BARRERA
A Política em Aristóteles e Santo Tomás (obra esgotada, encontrável na Estante Virtual)
PLATÃO
República, Fedro, Leis e Político
SANTO AGOSTINHO
A Cidade de Deus
PATRÍCIA CALVÁRIO
O Governo da Cidade no ‘De Regno’
Neste último caso, chamamos a atenção para a equívoca terminologia “dois fins do homem”, adotada pela Autora, pois em verdade há um único fim em Santo Tomás, Deus, sendo o outro fim intermediário instrumental.
Textos do blog Contra Impugnantes sobre o tema também estão indicados, ao longo das aulas.
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 2 anos após a matrícula.
1Módulo Único
A política segundo Santo Tomás de Aquino
02:00:27
Uma teologia da história: causas distantes da crise contemporânea da política
01:55:51
Perda da virtude teologal da Esperança no seio das sociedades a partir do século XVIII
01:55:38
A caridade derrotada pelo neomaquiavelismo
01:56:03
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