Medo e Bem Comum (II)

Medo e Bem Comum (II)

  • 69 Alunos matriculados
  • 001 Hora de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
Parcele em 5x R$ 3,26 (ou R$ 15,00 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

As luzes da escola tomista continuam a ser — mais de sete séculos após a morte de Santo Tomás de Aquino — fonte inexaurível para as mais diversas ciências.
Sidney Silveira

Nesta aula, indaga-se como o medo pode colocar em risco uma sociedade inteira, se porventura se dissemina no tecido social. Para tanto, parte-se da definição de medo ("timor) como uma das paixões da alma humana (pertencente ao chamado "apetite irascível"). A questão suscitada tem como pano de fundo, de um lado, a concepção (maquiavélico-hobbesiana) de que o medo deve ser usado politicamente, e de outro a concepção (escolástico-tomista) segundo a qual há um bem comum que deve ser custodiado pelas autoridades — tanto políticas como espirituais.

Trata-se da exposição sobre um tema que pretendemos retomar noutras lições desta série de aulas cujos assuntos serão variados, porém todos terão a Santo Tomás de Aquino como guia.

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Sidney Silveira
"As luzes da escola tomista continuam a ser — mais de sete séculos após a morte de Santo Tomás de Aquino — fonte inexaurível para as mais diversas ciências."


Sidney Silveira atualmente coordena duas coleções de filosofia e teologia: a Coleção Medievalia, da Editora É Realizações, e a Coleção Escolástica, da Editora Concreta. Foi também editor da Sétimo Selo, cujo projeto era o de publicar clássicos do Medievo – sobretudo obras do principal autor do período, Santo Tomás de Aquino.

Mantém há oito anos blog Contra Impugnantes.


Conteúdo Programático

  • 1. Medo e Bem Comum (II)
Voltar ao topo