O MONTE CARMELO E A PAZ DA ALMA
12 HORAS
Prof. Sidney Silveira
Coordenadora: Nina Rocha
(Início em 15/12/22)
Com o termo "paz", a escola tomista refere-se ao ordenamento interior entre sentidos, vontade e inteligência. Em breves palavras, na pessoa pacificada há um profundo SENTIDO DE UNIDADE NA PERCEPÇÃO DA REALIDADE, estando sua sensibilidade harmoniosamente ordenada ao querer e ao inteligir. Em tal estado, a psique não está fragmentada entre quereres, intelecções e apetites geradores de crises ou dilemas rasos, sendo este o caso típico das ?almas complicadas?, expressão de Garrigou-Lagrange para designar a perturbação mental de quem se perde na multiplicidade de impressões circunstanciais não vetorizadas pela inteligência.
O curso "O Monte Carmelo e a Paz da Alma" visa a apresentar a saúde da mente humana como resultante de um esforço de hierarquização de todas as potências anímico-corpóreas. Neste contexto, São João da Cruz, com sua Subida do Monte Carmelo, Santo Tomás de Aquino, com a IIª-IIª da Suma Teológica, e São Bernardo de Claraval, com o livro "Dos graus da humildade e da soberba", são apresentados ao modo de uma síntese a partir da qual se propõem maneiras de cura da alma pelo expurgo de tudo o que, nela, tem o condão de desumanizar o ser humano.
O Monte Carmelo é a imagem dessa luta, que, quando vencida, traz como prêmio a paz da alma.
Nestas aulas, é apresentado aos alunos um programa de tratamento da psique pela via ascética, na compreensão de que o sofrimento é parte integrante do aperfeiçoamento do caráter, em ordem à plenitude humana.
Tópicos desta atividade pedagógica:
? SOBERBA E HUMILDADE, PRINCÍPIOS DE DOENÇA OU SAÚDE MENTAL
? Escada da humildade: ?timor Dei? (nos sentidos, na vontade e na inteligência), negação dos próprios desejos, prática da obediência, suportar o desprezo e as injustiças, confiar a consciência a pessoa sábia e prudente, renunciar a confortos desnecessários, renunciar ao reconhecimento dos próprios méritos, renunciar ao desejo de liderar, exercitar o silêncio, ser circunspecto e evitar o riso fútil, ser discreto, rememorar a própria pequenez.
? Escada da soberba: curiosidade, ligeireza de espírito, alegria tonta, jactância, singularidade, arrogância, presunção, justificação dos próprios vícios, simulação dos estados de consciência, rebelião contra os mestres licenciosidade e costume de agir contra as regras da reta razão (pecar).
? A SUBIDA DO MONTE CARMELO, CHAMADA ?NOITE ESCURA?
? Nos sentidos: mortificação dos apetites.
? Na alma racional:
1) Mortificação do intelecto (pela meditação da Fé);
2) Mortificação da memória (pela Esperança);
3) Mortificação da vontade (pela Caridade).
? NOITE ESCURA ATIVA DOS SENTIDOS
? A desnudez das apreensões sensoriais, seus motivos, suas propriedades e suas vantagens.
? NOITE ESCURA ATIVA DO ESPÍRITO
? No âmbito do ENTENDIMENTO: nas perspectivas psicológica natural e teológica sobrenatural.
? No âmbito da MEMÓRIA: método contra as distrações e a inquietação da alma.
? No âmbito da VONTADE: renúncia a esperanças vãs, temores, gozos e dores.
? PURIFICAÇÃO PASSIVA DOS SENTIDOS
? Cura das trevas (imperfeições) causadas por vícios remanescentes, após a noite escura ativa.
? Falta de alegria com as coisas: esvaziamento do fútil em ordem ao amor caritativo.
? Alguns benefícios dessa noite: deleitação na paz, limpidez da alma, exercício das virtudes, quietude do coração e da mente, libertação do olhar do mundo e das tentações diabólicas.
? PURIFICAÇÃO PASSIVA DO ESPÍRITO
? Sua necessidade em ordem a: 1) Retirada dos defeitos habituais e atuais; 2) Purificação completa dos sentidos; 3) Entrada no reino do amor (a Deus, ao próximo e ao mundo).
? Causa de dores, tormentos e penas compreendidas como úteis para o aperfeiçoamento da pessoahumana.
? Proveitos: veemência do amor; sabor da compreensão do sentido da vida; iluminação proficiente da inteligência; libertação de apetites inconvenientes.
? Segredo sublime: ditosa ventura da quietude contemplativa.
? A ORDEM DO AMOR E A CURA PSÍQUICA
? A caridade como forma de todas as virtudes.
? A caridade como paz mesmo diante das dores do mundo.
? A caridade como o modo próprio da vida humana.
? A falta de caridade como radical desordem da alma.
Psicólógos, professores e alunos de filosofia, assim como quaisquer pessoas interessadas em conhecer uma das mais perfeitas abordagens metafísicas da alma humana.
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Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.
1MÓDULO ÚNICO
AULA 00 - ADVERTÊNCIA PRELIMINAR AOS ALUNOS
00:24:03 de duração
AULA 01 - PLANO GERAL E COMEÇO DA SUBIDA DO MONTE
00:45:08 de duração
AULA 02 ? A NOITE ESCURA DOS SENTIDOS (TRÊS NOITES NUMA SÓ)
00:42:17 de duração
AULA 03 - OS ATOS PRÓPRIOS DA VONTADE E A MORTIFICAÇÃO DOS SENTIDOS
00:41:19 de duração
AULA 04 - HUMILDADE E SOBERBA: DOIS CAMINHOS
01:10:17 de duração
AULA 05 - PAZ X IMPULSIVIDADE E MEDO
00:49:03 de duração
AULA 06 - EFEITOS SENSÍVEIS DA NOITE ESCURA E RENOVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INTERIOR E EXTERIOR
00:51:01 de duração
AULA 07 - AS OPERAÇÕES DA MEMÓRIA E A IMPORTÂNCIA DE ESTA SER SUBMETIDA A UMA ASCESE
00:36:33 de duração
AULA 08 - COMO NASCE UMA EMOÇÃO E COMO A ASCESE DA MEMÓRIA AJUDA UMA PESSOA A EQUILIBRAR-SE
00:42:02 de duração
AULA 09 - AS OPERAÇÕES DA POTÊNCIA COGITATIVA E O CONCEITO, EM SÃO JOÃO DA CRUZ, DE PURIFICAÇÃO PROGRESSIVA
00:51:30 de duração
AULA 10 - AS 11 PAIXÕES DA ALMA EM S.TOMÁS E SUA DECANTAÇÃO EM S. JOÃO DA CRUZ
00:41:36 de duração
AULA 11 - ATAQUE AOS 7 VÍCIOS CAPITAIS PELO CAMINHO PROPOSTO POR S. JOÃO DA CRUZ
00:45:09 de duração
AULA 12 - O CARÁTER ABSTRATO DOS CONCEITOS E SUA SUPERAÇÃO PELA RENÚNCIA VOLUNTÁRIA DO "VERBUM MENTIS"
00:46:43 de duração
AULA 13 - DONS E VIRTUDES (conteúdo de apoio)
00:00:00 de duração
AULA 14 - CONTEMPLAÇÃO, ÓCIO E FELICIDADE
00:47:11 de duração
AULA 15 - OS 12 MOVIMENTOS DA VONTADE (complemento e recapitulação da AULA 03)
00:22:18 de duração
Acesso por 1 ano
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R$ 1.200,00 à vista
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