O Soneto

Baseado em 1 avaliações
  • 191 Alunos matriculados
  • 10 Horas de duração
  • 8 Aulas
  • 1 Módulos
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 19,79 (ou R$ 197,00 à vista) OU
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Aos meus professores Excelente exposição De um tema tão caro. Tenho imensa gratidão Por este dom, hoje raro. Num mundo de confusão, Tamanho sinal de amparo É trazer luz à escuridão, Tornar tudo mais claro. Aprendi além do prometido. Manifesto estrar agradecido, Em virtude do me foi dado. Muito valeu o que havia lido, Mas eu não tinha percebido: Sem auxílio, o que seria admirado? De vosso aluno Samuel Cardoso Santana "
scarsant2009@hotmail.com
mais avaliações

Ao contrário do que muitos crêem, o soneto não é uma espécie de camisa-de-força estética, aprisionadora da essência poética em formas invariáveis. Nada mais distante da realidade do que esta crença, disseminada talvez pelo formalismo de alguns poetastros oitocentistas. Em verdade, o artesanato implicado na estrutura métrica e nos esquemas rítmicos e rímicos cabíveis aos sonetos foi responsável por virem à luz alguns dos mais belos poemas jamais escritos, desde a Idade Média.

A verdadeira poesia não se deixa marchetar, não se prende a receituários fixos. É evanescente, rica em sua polissemia, mesmo quando o buril de que se vale a enquadra neste ou naquele cânon, nesta ou naquela escola ou corrente literária.

Neste breve curso de quatro aulas de duas horas cada, as quais serão ministradas pelo Prof. Sergio Pachá em companhia do jornalista Sidney Silveira, serão apresentados de maneira sinóptica:

1-      A história do soneto;

2-     A forma clássica do soneto e suas principais variações;

3-     Grandes sonetistas;

4-     O conhecimento do soneto como maneira de refinar a apreciação estética.

 Em síntese, aprimorar o gosto é algo que passa pelo domínio das elevadas possibilidades semânticas do idioma, e, neste contexto, diga-se: aprender a degustar sonetos é de grande valia, como os alunos que se inscreverem nesta iniciativa pedagógica terão oportunidade de ver.

Se a cultura do entretenimento é um convite, às vezes sedutor, para que o homem contemporâneo se renda à inércia da trivialidade, da dissipação da mente, da perda de contato com a excelência, iniciativas como esta vão no sentido contrário, pois buscam apresentar, a pessoas dos mais diferentes tipos de formação — de maneira leve e acessível —, algo do que de melhor se produziu na literatura.

O C.I. espera por vocês!!

O INSTRUTOR

SERGIO DE CARVALHO PACHÁ

GRAMÁTICO, lexicógrafo, filólogo, poeta, tradutor e ensaísta, Sergio Pachá foi durante sete anos Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras - ABL, onde mantinha em suas mãos a batuta da língua portuguesa, resolvendo questões gramaticais e vernaculares em geral.

INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE SEU CURRÍCULO:

> Bacharel em Literatura Portuguesa (PUC-RJ)

> Licenciado em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira, Língua e Literatura Latina, PUC-RJ)

> Mestre em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

> Especialista em Línguas e Literaturas Hispânicas pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, CA, sendo PhD Candidate dessa Universidade norte-americana.

A formação clássica e a longa experiência profissional acumulada de Sergio Pachá credenciam-no como grande especialista em diversas áreas da gramática da língua portuguesa. Entre várias outras atividades exercidas ao longo de sua carreira, Pachá teve os seguintes cargos/funções:

> Professor do Instituto Rio Branco, entidade formadora de diplomatas vinculada ao Ministério das Relações Exteriores;

> Pesquisador da Seção de Filologia da Casa de Rui Barbosa;

> Teaching Associate de Língua Portuguesa e Língua Castelhana na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara; e

> Visiting Lecturer de Língua e Literatura Portuguesa na Universidade do Arizona, também nos EUA; além do citado cargo de

> Lexicógrafo-Chefe da Academia Brasileira de Letras.

Poliglota, Sergio Pachá traduz textos literários do latim, do francês, do inglês, do espanhol e do italiano.

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Sidney Silveira
"As luzes da escola tomista continuam a ser — mais de sete séculos após a morte de Santo Tomás de Aquino — fonte inexaurível para as mais diversas ciências."


Sidney Silveira atualmente coordena duas coleções de filosofia e teologia: a Coleção Medievalia, da Editora É Realizações, e a Coleção Escolástica, da Editora Concreta. Foi também editor da Sétimo Selo, cujo projeto era o de publicar clássicos do Medievo – sobretudo obras do principal autor do período, Santo Tomás de Aquino.

Mantém há oito anos blog Contra Impugnantes.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

  • 1. DELIMITAÇÃO HISTÓRICA E OUTROS TEMAS
  • 2. FORMAS DO SONETO, SEU LUGAR NA POESIA, ETC.(AULA IIa)
  • 3. AULA 1 (AULA IIb)
  • 4. ELO ENTRE DUAS ÉPOCAS
  • 5. BOCAGE, GÊNIO DE UMA ÉPOCA
  • 6. ARCÁDIA BRASILEIRA E SONETO
  • 7. O PARNASO BRASILEIRO
  • 8. O SIMBOLISMO
Voltar ao topo